ISSO TAMBÉM É JUDÔ.

O Judô de Jigo Kano não se restringe somente aos tatames. Fazer o bem sempre que possível é uma das características de um judoca, seguindo o princípio Jita Kyoei (Bem estar e benefício mútuo). Assim devemos destacar iniciativas do Projeto FAMA, cujo responsável é o Professor Me. Pedro Jacob Filho, Professor da FATEC de Pindamonhangaba.


PROJETO FAMA
FATEC PINDAMONHANGABA



       Professor Me. Pedro Jacob Filho, que ministra disciplinas de Gestão do Meio Ambiente, Gestão da Qualidade e outras, no curso de Manutenção Industrial da FATEC de Pindamonhangaba, é responsável pelo Projeto FAMA (FATEC Abraça o Meio Ambiente), que teve início no ano de 2017, quando, de acordo com ele, “viu o mato crescer e transformou o local em agrofloresta”, com plantas nativas e horta orgânica. No início, trabalhava com as PANC’S (plantas alimentícias não convencionais), e hoje já lida com compostagem.
O Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em 2018 concedeu ao projeto o certificado como Sala Verde, que consiste em incentivar, envolver, e inserir as pessoas, promovendo reflexão e transformação acerca das atividades ambientais.
O professor nos contou que faz um trabalho com as crianças das escolas da região, os “Fatecanos do futuro”, visitando-os e promovendo visitas a Instituição, para inserir neles a consciência ambiental desde cedo.
Para o futuro, o professor pensa em estender o projeto para os asilos da cidade.
De acordo com ele, qualquer Fatecano pode ser voluntário do projeto, basta “ter disponibilidade e disposição, pois é um trabalho pesado”.
Há também, em paralelo, a arrecadação de lacres e latinhas de alumínio, para a troca e efetuação de doação de cadeiras de rodas.
A FATEC está aberta para a comunidade que deseja participar voluntariamente do projeto, adotando um canteiro para acompanhar seu desenvolvimento. Basta se inscrever na biblioteca da unidade, localizada na Rodovia Abel Fabrício Dias, 4.010, bairro residencial Pasin.


Professor Me. Pedro Jacob Filho

 Por: Alunos do 1º Semestre de GNI 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário